O pós-parto, período também conhecido como puerpério, costuma ser um momento bastante especial para a mulher, pois há diversas mudanças com a chegada de um bebê, incluindo alterações físicas e emocionais, bem como a criação de uma nova rotina da família. Assim, nesse novo momento de vida, é necessário priorizar tanto a manutenção da saúde da mãe, como a nutrição adequada do bebê, caso a mãe esteja amamentando.

O puerpério não requer o seguimento de uma alimentação específica, porém para aquelas mães que irão amamentar é importante atenção ao consumo adequado de nutrientes, pois grande parte deles vai chegar até o bebê por meio do leite materno.  Desta forma, recomenda-se uma alimentação balanceada, variada, priorizando alimentos in natura e/ou minimamente processados (frutas, legumes e verduras, carnes, ovos, leite, tubérculos, grãos, cereais e castanhas) e limitando o consumo de alimentos industrializados e frituras. Além disso, alguns nutrientes como as fibras, encontradas nas frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais como quinoa, trigo, milho, amaranto, aveia, podem contribuir com o correto funcionamento do intestino, que pode estar comprometido nessa fase de vida da mulher. E ainda, uma adequada hidratação também se faz necessária, uma vez que os líquidos ingeridos irão participar da produção do leite.

Já para a adequação da quantidade de alimentos e nutrientes por refeição e a formulação de um cardápio é necessário procurar um profissional (nutricionista) habilitado.