Uma alimentação balanceada ajuda a manter unhas, cabelos e pele saudáveis. Por isso, se você se preocupa em manter sua beleza natural é importante ficar atenta ao que anda comendo.

Os produtos integrais, por exemplo, contêm niacina, uma vitamina importante para fortalecer os cabelos. O grupo de alimentos que são amigos dos fios inclui, também, laticínios com baixos teores de gorduras, vegetais verdes e ricos em caroteno, frutas, carnes magras, peixes, nozes, entre outros.

Para quem sofre de queda de cabelos, ingerir nutrientes como o betacaroteno e as vitaminas A e B que ajudam na síntese de todos os tecidos do corpo – é importante para o crescimento dos fios. O zinco estimula a multiplicação das células, o que favorece o crescimento e fortalecimento dos fios. Os aminoácidos lisina, cisteína e prolina, encontrados em carnes, são a matéria-prima para a construção dos fios.

A perda de cabelo raramente está relacionada com a dieta, mas quando o problema for causado por uma alimentação com muitas restrições, ingerir adequadamente os nutrientes que fazem parte do processo estrutural ajuda na recuperação dos fios.

Para ajudar na manutenção da saúde dos seus cabelos, saiba em quais alimentos você encontra alguns dos nutrientes citados acima:

Vitamina A: fígado, gema de ovo, leite e seus derivados

Vitamina B: cereais integrais, grãos, nozes, carnes magras, legumes, vísceras

Zinco: farelo de trigo, leite, ostras, fígado

Além de ajudar a manter os cabelos saudáveis, os cereais integrais, grãos e castanhas são fontes de vitaminas e minerais que trazem muitos benefícios à nossa saúde.

Pele, o maior órgão do nosso corpo

Alimentação balanceada: Acostume-se a comer legumes, hortaliças e frutas, esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão, a cereja, entre outros; vegetais, como o brócolis, o repolho, a cenoura, entre outros, são exemplos de alimentos para a estação.

Banho morno: Evite o banho exageradamente quente. Abusar da temperatura, retira em excesso a camada de gordura da pele, que serve como proteção, evitando o ressecamento.

Hidratantes concentrados: Vale investir em hidratantes que vão além do perfume e dão maciez à pele. Estamos falando de produtos que tenham componentes capazes de reter moléculas de água na camada mais profunda da pele e de outros que formam um filme de proteção sobre a superfície. Bons exemplos: karité, óleo de amêndoas e produtos a base de uréia. Para unhas fortalecidas o segredo é investir no uso de ceras e hidratantes para cutículas.

Beba água: Durante o inverno, é muito comum diminuir a ingestão de água, um erro brutal. Manter a ingestão de água é extremamente importante para manter a hidratação da pele e de todo o organismo que naturalmente fica debilitado por causa do clima frio. Uma dica é tomar chás claros ou de frutas. Divida a quantidade que é indicada para um dia, ou seja, 2 litros entre água e chás. Assim, você pode tornar esta atividade mais prazerosa.

Como manter as unhas saudáveis e bonitas

As unhas são formadas por uma proteína fibrosa, a queratina, e auxiliam na proteção das pontas dos dedos dos pés e das mãos. Quando elas apresentam irregularidade, é possível que haja algum problema de saúde ou deficiência nutricional.

Manter uma dieta correta é muito importante para a aparência e o aspecto da unha. A deficiência de vitamina C e de ácido fólico pode ajudar no aparecimento de problemas na unha. Se a falta for de vitaminas do complexo B, podem aparecer listras. Quando a ingestão de cálcio for insuficiente, elas podem ficar secas e quebradiças.

Uma boa alimentação mantém as unhas bonitas e saudáveis. Alguns alimentos ingeridos diariamente garantem a saúde e boa aparência das unhas. Entre eles estão:

Fontes de vitamina C: laranja, mamão, morango e pimentão amarelo;

Fontes de vitaminas do Complexos B: ovo, carne, aves e leite;

Fontes de vitamina E: nozes, sementes, grãos integrais e vegetais de folhas verdes escuras;

Fontes de biotina: levedura e grãos integrais, gema cozida e peixe de água salgada.

As vitaminas citadas acima, e os aminoácidos, ajudam o corpo na produção de queratina e outras proteínas importantes para a manutenção de unhas fortes. A alimentação saudável e balanceada é fundamental para a vitalidade e beleza das unhas.

Conheça aqui outros alimentos que ajudam a nos manter bonitas e com saúde.

Confira na galeria abaixo quais os grãos e seus benefícios em cada pão Wickbold:

Fontes:

    1. Whole Grains Council. Whole grains: an important source of essential nutrients. Disponível em: http://wholegrainscouncil.org/whole-grains-101/whole-grains-an-important-source-of-essential-nutrients;
    2. Bruno G. Have a good hair day. Huntington College of Health Sciences. 2009.