“Corte os carboidratos!” – Aposto que você já ouviu isso por aí.

 

Esse é um dos grandes paradoxos de nosso tempo: nunca se soube tanto sobre nutrição, mas também nunca se espalharam tantas dietas e atitudes alimentares sem embasamento nenhum. Por isso, é importante sempre consultar sua nutricionista de confiança!

Os carboidratos são macronutrientes. Isso quer dizer que, assim como as proteínas, gorduras e fibras, eles são elementos-base de uma alimentação bem construída: não é à toa que se encontram na base da própria pirâmide alimentar e representam 45 a 65% dos alimentos que uma pessoa saudável consome diariamente.

Combustível do corpo e do cérebro, os carboidratos dão energia e nutrem as células, por isso são os nutrientes mais importantes, principalmente para quem faz exercícios. Eles são encontrados principalmente nos pães, arroz, batata, frutas e legumes. Uma boa opção é favorecer as versões integrais, que trazem energia aliada a mais fibras – essenciais para o bom funcionamento do intestino, amigas da pressão arterial e da perda saudável de peso!

Que tal conferir algumas receitas da Wickbold para consumir carboidratos com muito sabor e saúde?

Fonte: Food and Agriculture Organization. Wold Health Organization.