Viver de forma mais sustentável e colaborar com o meio ambiente em que vivemos é uma realidade que deve ser mais que pensada, mas também praticada. E está muito enganado quem tem aquele velho pensamento do “não adianta só eu fazer minha parte se os outros não colaboram”.

Cada um precisa fazer sua parte e, claro, ensinar outras pessoas a importância de cuidar do planeta em que vivemos, para que tenhamos um futuro melhor, sem que nos falte nada.

Confira abaixo medidas simples para adotar no dia a dia e, assim, fazer a diferença no combate à poluição do nosso planeta.

Evite o desperdício de alimentos
Compre apenas aquilo que você vai realmente consumir. Coloque no prato apenas aquilo que você pretende comer. Não tenha pressa. Se for necessário, sirva-se duas vezes. Esta é, inclusive, uma maneira de conter a gula. Imagine que, no mundo, cerca de um terço dos alimentos são desperdiçados e já existe uma grande perda para a produção dos alimentos. Reflita sobre isso.

Produza menos lixo
Reduza seu consumo. Questione-se na hora de adquirir novos produtos. Será que você realmente necessita daquilo? Ou será apenas mais um para somar na sua coleção de itens repetidos? Pequenos gestos, como usar uma sacola de mercado reciclável na hora de comprar seus alimentos, já ajudam. As sacolinhas plásticas descartáveis demoram cerca de 450 anos para se decompor. Evite usar talheres, copos e pratos descartáveis. Pense nas futuras gerações e na herança que você quer deixar para elas.

Descarte correto
Jamais misture resíduos nocivos ao meio ambiente como pilhas, baterias, lixo hospitalar e óleo, com o lixo comum. Informe-se sobre como funciona a coleta seletiva na sua cidade. Encaminhe materiais como alumínio, plástico e papel para a reciclagem. Faça uma compostagem com seu lixo orgânico doméstico.

Faça um uso consciente da água
O uso correto evita o desperdício. Escovar os dentes, fazer a barba e ensaboar a louça com a torneira fechada diminuem a perda de água. Os banhos podem ser menos demorados. Nade de utilizar banheiras e nem mesmo as duchas de alta pressão, pois elas têm uma vazão grande e bem maior que as tradicionais. Aliás, existem dispositivos para reduzir o consumo que podem ser instalados nas torneiras e bacias sanitárias. E captar a água da chuva e reaproveitar a água do chuveiro ou da máquina de lavar roupas também são medidas muito eficazes.

Reduza o consumo de energia elétrica
Apague as luzes durante o dia ou quando ninguém estiver presente no recinto. Prefira um ventilador em vez de um ar condicionado, pois ele consome até 90% menos energia. Evite deixar o computador ligado sem uso e outros aparelhos eletrônicos em modo stand-by. Escolha eletrodomésticos eficientes e com bom desempenho energético. Pensando nisso, substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes e de LED. E, por último, que tal optar pelas escadas no lugar do elevador?

Viu só como é simples? Desta forma, você vive melhor e o meio ambiente também agradece!

Por Thamyê Bloes