Você sabia que alguns alimentos tem o poder de te ajudar a combater os sintomas da gripe? Com algumas alterações no cardápio, é possível aumentar a imunidade e fugir das doenças durante a estação mais fria do ano.

De acordo com a  nutricionista Bruna Chagas Petrungaro, da consultoria Comer e Viver, a queda da imunidade pode estar ligada a um cardápio pobre em frutas, legumes e verduras. “Esses são os alimentos que concentram a maior quantidade de antioxidantes (que combatem os radicais livres e protegem o corpo de doenças) e nutrientes que fortalecem o sistema imunológico”. Além disso, alimentos industrializados e frituras podem fazer o efeito reverso, ou seja, enfraquecendo as defesas do organismo.

E quais são os nutrientes que não podem faltar em uma alimentação com foco em proteger o sistema imunológico? Bruna listou alguns e onde encontrá-los:

Vitamina C: Frutas cítricas como morango, abacaxi, caju, tangerina, laranja, limão e acerola. Além de ação antioxidante, aumenta a resistência do sistema imunológico.

Ômega-3: Peixes como sardinha, atum, arenque, truta e a semente de linhaça. Age como anti-inflamatório e auxilia o sistema imune.

Zinco: Carne bovina, frango, peixe, fígado, frutos do mar, cereais integrais e semente de abóbora. O zinco tem ação antioxidante e combate as ações nocivas dos radicais livres. Ao mesmo tempo, a carência desse mineral pode debilitar do sistema imunológico.

Gengirol: É um potente antioxidante encontrado no gengibre. Além de ser considerado um expectorante natural, age estimulando o sistema imunológico.

Alicina: Substância encontrada no alho que tem ação anti-infecciosa e anti-inflamatória.

Além de consumir os nutrientes acima, também é importante seguir um estilo de vida saudável para fugir das doenças comuns no inverno. Isso significa praticar atividades físicas e manter sono e alimentação balanceados. Assim, você mantém a gripe longe.