Os bichinhos de estimação levam muita alegria para a casa em que moram. Eles são carinhosos e estão sempre prontos para brincar. Mas essa relação não é só flores. Cuidar dos pets exige dedicação, dinheiro e adequações no ambiente. Você está pronta para ter um?

Antes de adotar um cãozinho ou um gato, é preciso considerar alguns pontos importantes. Qualquer um deles demanda tempo, desde o momento da brincadeira com o dono até os passeios diários e a higienização constante do espaço que eles ocupam. Os felinos exigem menos tempo de dedicação, mas, ainda assim, há uma demanda por atenção e cuidados.

Outro ponto importante é o custo mensal que eles trazem. Em média, esse valor varia entre R$ 100 e R$ 500, considerando o dia a dia normal como alimentação, consultas veterinárias e vacinações. Se você costuma viajar com frequência e não tem com quem deixar seus bichinhos, some o dinheiro que será gasto na estadia deles em um hotel especializado. Lembre-se: eles são dependentes e não podem ficar sozinhos na sua ausência.

Se depois dessa reflexão você chegou à conclusão que há espaço na sua vida, na sua casa e no seu orçamento para ter um pet, prepare os ambientes para recebê-lo. Proteja janelas e sacadas com redes ou grades, não deixe nenhum objeto pequenos ou produtos tóxicos ao alcance e se certifique que as plantas do ambiente não são tóxicas para o animal.

O cuidado com a alimentação dele também faz parte do roteiro. Fique por dentro dos alimentos que seu pet pode comer ou não.