Para ajudar, produzimos um passo a passo com tudo o que você precisa saber para preparar um hambúrguer caseiro saudável. Siga as dicas, use a criatividade e prepare um delicioso lanche para a sua família!

1. Escolha a carne

Carnes magras, como frango, salmão, atum, filé mignon e patinho, são opções mais leves. Para os que querem se jogar no sabor, as carnes mais apreciadas para hambúrgueres são picanha, fraldinha e acém. Importante lembrar que o que vale é a procedência da carne para garantir a qualidade e o frescor.

2. Hora de temperar

Para preparar a carne, aposte em temperos como pimentas, alho, cebola, manjericão, hortelã, salsinha, alecrim e cebolinha. Tem gente que gosta apenas com sal e pimenta do reino, pois dá para sentir bem o gostinho da carne. De qualquer forma, o importante é temperar apenas na hora de grelhar ou assar a carne para evitar que ela desidrate e fique seca.

3. Modo de preparo

Evite gorduras desnecessárias: prefira assar ou grelhar a carne. A grelha, por exemplo, deixa aquele gostinho defumado bem característico.

4. O ponto da carne

Se a carne passar do ponto, fica ressecada e perde sabor, por isso especialistas recomendam nunca cozinhar mais do que 5 minutos de cada lado. O importante é que a temperatura esteja bem alta para garantir uma carne tenra e saborosa.

5. Tipo de queijo

Fique com as opções magras, como muçarela light, queijo minas, muçarela de búfala ou ricota. Você pode, inclusive, temperar a ricota com cebolinha para dar um sabor mais especial. Se quiser (e puder) abusar um pouquinho mais, experimente seu lanche com queijo cheddar ou muçarela.

6. Acompanhamento

Escolha uma fonte de carboidratos para acompanhar a carne, como pão, arroz, purê de batata. Verduras e legumes também são ótimas opções para compor o lanche ou o prato. Além de trazer mais cor, eles ajudam a garantir uma textura mais suculenta para a sua receita. Algumas opções interessantes e saborosas são alface americana, rúcula, agrião, tomate caqui, pepino e, por que não!?, cebola caramelizada com balsâmico.

Se preferir montar o sanduíche, uma boa opção é o pão para hambúrguer integral Wickbold, que conta com mais fibras e minerais, sem perder sabor.