O futebol foi inventado pelos ingleses e chegou ao Brasil em 1894 pelas mãos de Charles Miller. Após uma temporada estudando na Inglaterra, o brasileiro retornou à sua terra natal com duas bolas de couro, dois jogos de uniforme e uma grande cartilha de regras. A partir daí não demorou muito até que o esporte ganhasse popularidade e se transformasse em fanatismo. Considerada por alguns estudiosos como uma manifestação cultural, essa paixão nacional pelo futebol fica ainda mais evidente em ano de Copa, quando todos se unem em uma só torcida. Conheça, abaixo, dez curiosidades sobre as participações do nosso país no torneio dedicado ao esporte mais popular do mundo.

  1. Na Copa de 1938, realizada na França, o jogador brasileiro Leônidas marcou um gol descalço em uma vitória de 6 a 5 contra a Polônia.
  2. Na Copa do Chile, realizada em 1962, um cachorro invadiu o campo em uma partida contra a Inglaterra. Em uma das cenas mais hilárias de todos os tempos do torneio, Garrincha tentou capturar o animal e tomou um drible.
  3. Na Copa do México, em 1986, os brasileiros ficaram surpresos quando tocou o Hino à Bandeira, em vez do Hino Nacional Brasileiro, antes do jogo entre Brasil e Espanha.
  4. Edson Arantes do Nascimento foi o jogador mais novo a marcar um gol em Copa. Com apenas 17 anos e 239 dias, Pelé pontuou contra a seleção do País de Gales, em 1958.
  5. Nosso país é o recordista em participações em Copa, pois esteve em todas as vinte edições do torneio.
  6. Marcos Evangelista de Morais, conhecido como Cafu, foi o jogador que mais vezes disputou jogos de finais da Copa, em anos consecutivos em 1994, 1998 e 2002.
  7. O jogador que mais vezes foi campeão na história da Copa foi Pelé. O brasileiro foi conquistou o primeiro lugar nas edições de 1958, 1962 e 1970.
  8. O país que possui mais títulos da Copa é o Brasil, com 5 campeonatos mundiais conquistados.
  9. A decisão da Copa de 1950 entre Brasil e Uruguai, no Estádio Maracanã, registrou o maior público da história dos mundiais. Estiveram presentes na partida 173.830 pagantes e o público total atingiu a marca de 199.854 pessoas.
  10. O único jogador a marcar gols em todas as partidas em uma mesma edição de Copa foi Jairzinho, em 1970, pela seleção canarinho.