Durante o recesso escolar a gente bem sabe que as crianças ficam entediadas facilmente, pois tem energia de sobra para gastar. Para quem não vai viajar, separamos aqui uma lista com passeios bem legais para tirar a família toda de casa durante as férias. Com esta programação dá para diminuir bem o uso excessivo de tablets, celulares, videogames e até da televisão. Confira!

Museus
Culturais, estes passeios são uma oportunidade de despertar o interesse das crianças por história, geografia, ciência e arte. Antes de escolher o que visitar, procure saber se a exposição é mais lúdica, educativa ou mais interativa e, principalmente, se está de acordo com a faixa etária da criança.

Circo
As crianças ficam encantadas e se divertem muito com o espetáculo dos malabaristas, equilibristas, palhaços e mágicos no picadeiro. A arte circense, que também pode ser praticada fora da lona, estimula a criatividade, o equilíbrio, a coordenação motora e a expressão artística.

Parques
Os passeios ao ar livre são sempre uma boa opção, pois tomar sol é muito importante para um crescimento saudável. A maioria dos parques sempre tem uma área gostosa para fazer um piquenique ou um parquinho para a criança brincar e, ao mesmo tempo, praticar atividades físicas.

Aquário
É essencial que as crianças tenham consciência sobre o uso consciente da água do nosso planeta. E tem jeito melhor de fazer isso do que uma boa visita ao aquário? As crianças costumam adorar ver de pertinho os peixes e outros animais aquáticos. É um passeio que a família inteira pode aproveitar!

Zoológico
Chega de mostrar fotos de animais silvestres pelo celular. Leve as crianças para ver de perto a bicharada! Mostre a elas animais adultos e filhotes nativos da Mata Atlântica, anfíbios, aves, invertebrados, répteis e mamíferos. O passeio rende uma boa caminhada, boas lembranças e um contato diferente com a natureza.

Cinema e teatro
Os filmes e peças infantis são passeios culturais que estimulam a compreensão das relações sociais e auxiliam no desenvolvimento da linguagem corporal. É uma forma divertida e diferente de mostrar o mundo para as crianças.

Bibliotecas e livrarias
Estimule o hábito da leitura e o amor pelos livros com uma ida até bibliotecas públicas ou livrarias. Confira a programação do local antes de ir, pois alguns espaços oferecem contação de histórias gratuita para as crianças.

Por Thamyê Bloes