A dica de hoje é daquelas que a gente quer compartilhar com todas as amigas: farofa de grãos, sementes e oleaginosas.

A ideia é simples, criar um mix desses alimentos e adicioná-los na dieta diária. Como primeiro passo, escolha 3 opções entre aveia (100g), gergelim (50g), linhaça dourada (50g) – tem mais ômega e menos cadmio que a linhaça marrom-, amêndoas em lâminas (30g), castanha de caju (50g), flocos de quinoa (50g) ou de amaranto (30g) e semente de girassol (70g) ou de abóbora (70g). Os alimentos em flocos ou farelo são digeridos com mais facilidade em relação a outras apresentações, então vale optar por essas versões.

O segundo passo é misturar as opções selecionadas. Por fim, é recomendado consumir duas colheres de sopa desse mix diariamente para a melhora do ritmo intestinal e aumento da quantidade de bactérias benéficas no intestino – colaborando com a imunidade do organismo.

Além dos benefícios para a saúde, a farofa auxilia no controle do peso porque proporciona sensação de saciedade. Para inspirar, temos 2 sugestões de combinações:

Mix 1: 100g de aveia + 50g de linhaça + 50g de gergelim

Mix 2: 100g de aveia + 50g de castanha de caju + 50g de flocos de quinoa

Você pode incluir a farofa em refeições ou lanches, sem adicionar açúcar ou sal, como por exemplo na salada do almoço, frutas e iogurtes. Saiba mais sobre os benefícios dos grãos, das sementes e das oleaginosas aqui.

Fonte: Lisnia de Paula Marinelli, nutricionista pós-graduada em nutrição clínica e funcional. CRN: 11302.