O estilo de vida saudável é um conjunto de atitudes benéficas que contribuem para um corpo e mente saudáveis, as quais englobam a prática de exercício físico regular e uma alimentação adequada em todas as refeições (café da manhã, lanches intermediários, almoço e jantar), que proporcionam saúde e bem-estar, impactando positivamente na qualidade de vida. Para isso, é essencial uma alimentação com variedade, moderação e equilíbrio, na qual inclua alimentos de boa composição nutricional, principalmente, e que estejam de acordo com aspectos ambientais (acessibilidade e sustentabilidade) e socioculturais de cada indivíduo.

Pensando nos lanches intermediários estes devem ser compostos por alimentos fontes de carboidrato, proteína e frutas e legumes. Os carboidratos têm como principal função o fornecimento de energia, e está presente nos pães, granolas e torradas (opte, quando possível, pelas formas integrais); as proteínas são importantes para a construção de todas as células e para a manutenção e recuperação muscular, podendo ser encontrada em alimentos como ovos e lácteos (leite, queijos e iogurte); e as frutas e os legumes garantem as vitaminas, minerais e fibras, esta última contribuem com a sensação de saciedade e com o adequado funcionamento intestinal.

Hoje em dia, uma das maiores dificuldades encontradas com relação a alimentação é como combinar adequadamente esses alimentos para conseguir consumir todos esses nutrientes importantes. Apesar de parecer, não é tão difícil encaixar na correria do dia a dia um lanche intermediário equilibrado. Devemos priorizar lanches caseiros e mais naturais, enquanto produtos ricos em sódio, gorduras e açúcares tais como salgadinhos, fast-foods, guloseimas, sucos artificiais e refrigerantes devem ser evitados.

Para facilitar podemos seguir como exemplo as seguintes opções:

  • Sanduíche: pão integral + alface, cenoura e tomate + queijo ou hommus
  • Iogurte com mix de nuts: iogurte natural + fruta + mix de grãos e nuts
  • Vitamina de frutas com torrada: torrada integral com pasta de cenoura + leite + frutas + floco de quinua
  • Vegetais ou torradas/pães com pastas: cenoura baby ou tomate cereja ou pepino + torrada + hommus ou cottage
  • Fruta com pasta de nuts: banana + aveia + pasta de amendoim