Conversamos com as especialistas em nutrição esportiva Lenycia Neri (diretora da consultoria Nutri4Life) e Priscila di Ciero sobre o que comer antes e depois de exercícios. Elas montaram um roteiro super exclusivo. Confira!

Antes: É a hora de apostar nos carboidratos! Assim, você ganha disposição e energia para ir longe. Anote o roteiro e siga ele amanhã mesmo: Se o almoço for a refeição do momento, espere pelo menos 1h30 para começar a malhar. Já no caso do café da manhã ou do lanche da tarde, aguarde entre 45 minutos a 1h antes de partir para a academia.

Quer uma opção de cardápio? Seu café da manhã pode contar com duas fatias de pão integral com geleia e um copo de leite com achocolatado. À noite – e é bem comum ir treinar logo depois do trabalho –, prefira alimentos fáceis de levar na bolsa. Barras de cereais, biscoitos sem recheio, snacks saudáveis e frutas desidratadas serão seus melhores amigos nessa hora!

Depois do treino: Depois de tanto esforço e suor chegou o momento de rechear sua alimentação com carboidratos e proteínas. O primeiro irá repor a energia gasta, enquanto o segundo reconstrói os músculos. Mas atenção: faça essa refeição logo após o treino, ou até 1 hora depois.

Um cardápio ideal para quem sai da academia de manhã é um lanche com pão Grão Sabor Castanha do Pará e Quinoa recheado com queijo branco. Você também pode tomar uma vitamina com leite desnatado, banana, maçã e mamão com farinha láctea. Se você terminou a malhação à noite, pode fazer um jantar completo (com os queridos arroz, feijão, carne e salada).

Seguindo o roteiro acima, você consegue os nutrientes necessários para repor as energias na hora certa! E o resultado: sem quilos extras e mais massa muscular.