Anda com a memória ruim? Pode ser reflexo de uma má alimentação. Sabia que existem nutrientes que te ajudam na tarefa de lembrar nomes, datas ou compromissos importantes? Além de prevenirem possíveis perdas de cognição, estes ingredientes auxiliam na proteção das células do sistema nervoso, os neurônios. Confira nossa lista!

Ômega-3: Esta gordura boa tem ação anti-inflamatória e auxilia na proteção dos seus neurônios. A substância é facilmente encontrada em peixes como sardinha, salmão, atum e arenque.

Triptofano: O nome pode ser desconhecido, mas ele está presente em diversos alimentos que você consome. A substância, encontrada em queijos, carnes, leites e castanhas, é um aminoácido que regula o sono e ajuda no bom funcionamento do cérebro.

Vitaminas do complexo B: São ótimas no auxílio do nosso desenvolvimento, e é relacionada com a melhora do aprendizado e da memória. Carnes, ovos, cereais, leguminosas, leite, queijos, frutas e vegetais de cor verde escura são ótimas fontes.

Antioxidantes: Presentes em frutas, verduras, legumes, castanhas e alimentos integrais, eles auxiliam no combate aos radicais livres, no envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico. E na memória, claro!

Colina: Presente principalmente em ovos, auxilia na formação de neurônios e de componentes fundamentais para o aprendizado e a memória.

Além de alimentar-se de maneira equilibrada, é importante dedicar-se a prática de exercícios físicos diários, participar de momentos de lazer, estimular o cérebro com leituras e atividades de lógica e raciocínio, além de manter boas noites de sono. Tudo para garantir o melhor desempenho possível da sua memória!