Ela pode até ser pouco famosa na alimentação dos brasileiros. Mas uma certeza nós podemos garantir: a cevada – ou cevadinha, como é conhecida na versão em grãos – é cheia de benefícios para a saúde. Além de ser um item importante para a produção de energia para o corpo, esse cereal também é rico em vitaminas e minerais. E ainda é mais uma opção para trazer um sabor diferente e saudável para as suas refeições!

As propriedades da cevada são muitas. O grão auxilia no crescimento, no aprendizado, na formação e na manutenção da saúde dos ossos e dentes. Também tem ação antioxidante, o que ajuda no sistema imunológico e na luta contra o envelhecimento precoce. E, para completar a lista de benefícios, ainda fornece a energia necessária para realizar as tarefas do dia a dia.

Se ainda não te convencemos a incluir esse cereal na sua alimentação, confira mais vantagens que o consumo da cevada podem te trazer. Uma porção de 40 g é capaz de garantir:

44% da necessidade diária de selênio, que é antioxidante, tem ação detox, previne cânceres e ajuda no controle dos hormônios da tireoide.

20% da necessidade diária de magnésio, importante na manutenção da saúde dos ossos, músculos e na regulação da absorção de minerais.

21% da necessidade diária de vitamina B1, auxiliar na manutenção do sistema nervoso e cardiovascular.

22% da necessidade diária de cobre, que estimula o crescimento, o cérebro, aumenta a produção de energia, a imunidade e previne doenças.

33% da necessidade diária de manganês, essencial para garantir a saúde dos ossos, a absorção de cálcio, o bom funcionamento da tireoide e a regulação dos níveis de açúcar.

Depois de conhecer tantos benefícios, chegou a hora de aprender a como incluir a cevada na alimentação! Saiba que ela cai muito bem como substituta do arroz em risotos, ou como adicional em saladas e sopas. Em forma de farinha, também pode ser usada no preparo de pães.

Não deixe de acrescentar esse sabor diferente e saudável no ser cardápio!