Sabia que o trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU)? Ele está entre os grãos mais recomendados entre os nutricionistas clínicos e faz parte da história da humanidade há mais de 10 mil anos, com seu cultivo tendo início na Mesopotâmia — área que, atualmente, corresponde ao Egito e Iraque. Aqui no Brasil o clima quente dificultou o seu cultivo, mas desde o século 20 o trigo tem sido cultivado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Os grãos de trigo são saborosos e nutritivos, principalmente por serem boas fontes de gorduras que fazem bem para o coração, além de terem vitaminas e minerais.

trigo-2

O trigo ainda é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, como:

Fósforo e magnésio essenciais à formação e à manutenção da saúde dos ossos e dentes
Potássio contribui com o equilíbrio do corpo
Zinco importante ao sistema imunológico, por auxiliar na maturação das células de defesa do corpo

Uma alimentação adequada deve ser composta por alimentos variados e em equilíbrio. Assim, o trigo é mais uma alternativa aos outros cereais, como arroz, milho e aveia, por sua composição nutricional e maneiras de usá-lo.

A farinha de trigo e os produtos feitos com ela, por exemplo, tem o acréscimo de ácido fólico, que é essencial para mulheres grávidas e que ajuda na manutenção da memória.

Trigo embeleza?
A porção mais nobre do trigo se chama gérmen (é a partir dele que a planta começa a brotar) e é muito rica em nutrientes, principalmente em vitamina E, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e auxilia na hidratação das células do corpo. Essa parte do trigo ajuda, portanto, a prevenir rugas e o envelhecimento da pele pela oxidação, além de reduzir as toxinas do nosso corpo.

O gérmen também é rico em proteínas, responsável por produzir novas células e manter nosso sistema imunológico saudável.

Como consumir?
Com criatividade, é possível consumir trigo ao longo do dia em diferentes momentos através de variadas preparações. Algumas dicas para o seu dia a dia:

•Para começar o dia com sabor e nutrição, junto com ovo mexido: Pão Grão Sabor 100% Integral feito com farinha integral, grãos e gérmen de trigo;

•Para empanar o frango do almoço de uma maneira única: Farinha de Rosca Wickbold à base de farinha de trigo.

•Para aquela fome no meio da tarde: Torrada Castanha do Pará e Quinoa feita com farinha e fibra de trigo, combinada com requeijão cremoso.

* Quer um sanduíche, mas não sabe de quê? Algumas ideias para ajudar você a se inspirar.

•Uma maneira deliciosa e nutritiva de terminar o dia: Sanduíche de Porco Agridoce.

Já conhece o Grão Sabor 100% Integral? O tradicional que você já conhece, agora 100% Integral! Dê uma olhada aqui.

Referências bibliográficas

  1. Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO). Disponível em: http://www.abitrigo.com.br/index.php
  2. USDA: U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 26. 2013.
  3. IRevista Pense Leve | ano 23 | número 277 | Agosto 2015;
    II. U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 2001. USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14;
    III. The Whole Grains Council, 2015. Disponível em: http://wholegrainscouncil.org/; Otten JJ, Hellwig JP, Meyers LD, editors. Dietary Reference Intakes: The Essential Guide to Nutrient Requirements. Washington, DC: The National Academies Press; 2006.