Frio, gelado ou quente, o chá é uma das bebidas mais antigas e populares do mundo. Acredita-se que seu “inventor” seja um imperador chinês, quase 2,8 mil anos antes de Cristo. Além do sabor e dos diferentes estilos, outro atrativo dessa mistura de folhas e temperos são os benefícios associados à saúde. Vários estudos comprovam suas ações positivas, que, inclusive, são reconhecidas pelos órgãos de saúde brasileiros. Sem contar que não existe companhia melhor em um dia frio de inverno!

Alguns tipos específicos de chás têm sido estudados por conta da presença de ingredientes ativos que lhes dão a capacidade de promover ainda mais vantagens à saúde. Nesse sentido, ganham destaque os chás preto, verde, vermelho e branco (todos derivados da planta Camellia sinensis) e o chá mate, feito a partir da erva Ilex paraguariensis.

O principal ingrediente ativo dos chás provenientes da Camellia sinenssi são as catequinas, que parecem apresentar ação antioxidante (de combate aos radicais livres), anti-inflamatória (combate reações acentuadas de inflamação), anticâncer, e de combate às doenças do coração.

Mas atenção: esses chás também apresentam ação estimulante! Por isso, devem ser evitados por crianças, pessoas mais sensíveis e por portadores de hipertensão e doenças do coração. O mate, por sua vez, também tem ação antioxidante e anti-inflamatória, e pode ajudar na redução do colesterol ruim e até mesmo no controle do peso.

Veja abaixo alguns dos benefícios associados aos tipos mais conhecidos de chás:

 

Os melhores chás para a sua saúde

Portanto, além de ser uma boa forma de hidratação, incluir os chás na alimentação pode trazer diversos benefícios à saúde! Qual é o seu favorito?