A busca por um estilo de vida mais saudável é cada vez mais frequente. Aprenda com a gente a identificar o pão 100% integral e quais os benefícios nutricionais que ele oferece.

Farinha processada x Farinha Integral

Para começar, entenda que pães 100% integrais são aqueles que não contém em sua fórmula a farinha de trigo comum, aquela branca e bem fininha que todos bem conhecemos. Para chegar neste resultado, ela é altamente processada e refinada, perdendo a maior parte de seus nutrientes, como as fibras e o ferro. A farinha de trigo integral, portanto, é aquela obtida apenas a partir da moagem dos grãos inteiros do trigo. Suas características naturais são mais preservadas, o que a torna uma farinha mais escura e pesada, com o endosperma, o farelo e o gérmen de trigo. E, uma vez que a maior parte da estrutura do trigo é mantida, esta farinha acaba sendo muito mais rica em vitaminas, proteínas, minerais e, principalmente, fibras.

A farinha integral é indicada para quem necessita de uma dieta mais saudável, já que controla o colesterol, reduz os níveis de glicose e auxilia na perda de peso ao prolongar a sensação de saciedade. Pela quantidade maior de fibras, ela também melhora o funcionamento do intestino.

De olho no rótulo

  • Pães 100% integrais: não contém  farinha branca processada (“farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”) na lista de ingredientes da embalagem do pão.
  • Pães integrais: contém maior quantidade de farinha integral do que farinha branca processada (“farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”); a farinha integral aparece como o primeiro item da lista por estar em maior quantidade que os demais ingredientes.

Conheça nossa linha 100% integral. Nela você pode confiar. Temos três opções que são integrais para você escolher: 100% Integral Tradicional, 100% Integral Freekeh & Noz-Pecã e 100% Integral Girassol & Castanha.