As oleaginosas são fonte de gordura boa e quando combinadas com os nutrientes das sementes, trazem mais benefícios para a saúde. São diversas as possibilidades de interação entre esses alimentos. Trouxemos duas delas para você se inspirar.

 

Chia e Macadâmia

A Chia é uma semente mexicana que aumenta a resistência física. Ela contém alto teor de fibras, que ajudam no funcionamento correto do intestino. Além disso, a Chia protege os ossos através dos seus principais minerais: magnésio e fósforo. Saiba mais sobre essa semente aqui.

A macadâmia é uma castanha australiana rica em ácidos graxos, que ajudam a retardar o envelhecimento e reduzem os níveis de colesterol. Ela também tem manganês, que auxilia na saúde de ossos e dentes, entre outros nutrientes importantes para o organismo.

Juntas, a chia e a macadâmia dão energia e previnem doenças.

Castanha-do-Pará e Quinoa

A quinoa tem proteínas que fazem parte do funcionamento do nosso sistema de defesa. Ela é fundamental para a formação da pele, cabelo, unhas e músculos e seus minerais auxiliam na manutenção da saúde dos ossos.

A castanha-do-pará é famosa pelo alto teor de selênio, um antioxidante que ajuda no combate aos radicais livres, compostos que podem fazer mal à saúde. Ela retarda o envelhecimento e auxilia no sistema imunológico.

Juntas, elas protegem o organismo, o sistema cardiovascular e previnem o envelhecimento precoce.

 

Cuidar da saúde é mais fácil do que parece. Pequenas mudanças alimentares no dia a dia colaboram para a manutenção de uma vida saudável.

Fonte: rg nutri.