Mais da metade do corpo é formado por água, que é essencial no controle da temperatura corporal, a qual é um dos principais fatores que influenciam o seu funcionamento adequado.  Sendo assim, é essencial ficar de olho na hidratação para a manutenção da saúde. As recomendações podem variar de acordo com a idade, o gênero, a prática de atividade física e o clima.

Com a chegada do verão, as altas temperaturas somadas à alta umidade do ar dificultam esta manutenção da temperatura corporal. Como um modo de compensação, o corpo elimina água e sais minerais pelo suor e pela respiração, fazendo com que haja necessidade de reposição destes líquidos. A água consumida vem principalmente da água pura, mas também pode ser ingerida através de outros líquidos, como águas saborizadas, água de coco, chás e sucos sem adição de açúcar, que quando feitos com ingredientes frescos, são uma ótima opção para deixar o dia mais refrescante e nutritivo, abaixo algumas sugestões de combinação:

sucos

Use a criatividade na hora de se hidratar! O importante é estar atento para o corpo não sofrer com as alterações do clima.

Referências bibliográficas

  1. Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à saúde, Departamento de Atenção Básica. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
  2. Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro. 2015.
  1. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola/Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 3ª. ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.
  1. USDA: U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 26. 2013.