A Wickbold

Empresa pioneira, essencialmente brasileira, líder em pães especiais e saudáveis, a Wickbold inova com tradição.
1938

Henrique Wickbold, filho de imigrantes alemães, trabalhava como marceneiro até aprender um novo ofício. Em março de 1938, ele comprou a Padaria Allemanha de uma família alemã que retornaria ao país de origem. Situada no bairro do Brooklin, na cidade de São Paulo, o local passou a chamar Padaria Wickbold.

Sem balcão de vendas e apenas com a produção e o forno à lenha, os pães eram artesanais e vendidos sem embalagem. Os principais alimentos oferecidos, ainda sem marca, eram o Pão Preto e o Integral que hoje fazem parte da linha “Os Clássicos”.

1940

Aquisição do primeiro carro da frota para entrega dos produtos. Antes, elas eram feitas em carroças para as pequenas mercearias da região. O primeiro modelo foi um Ford 1931 e, posteriormente, um furgãozinho inglês marca Standard Vanguard.

1942

Ampliação e modernização da produção com a compra de um forno maior e mais moderno para a época. Além da elaboração de receitas típicas alemãs. O pão integral de centeio no formato de filão ou broa, passou a ser produzido assim como pães doces, bolachas decoradas e pão de mel.

1952

Os pães deixam de ser assados no lastro do forno, ganham embalagem, passam a ser fatiados e recebem a marca Padaria Wickbold.

É feita a primeira identificação nas embalagens para diferenciar dois pães com o mesmo formato: o Centeio e o Kümmel.

1968

A empresa passa a ser administrada pela segunda geração da família Wickbold e inicia uma nova fase de inovação e crescimento. A marca é fortalecida no ano seguinte, quando o nome passa a ser Wickbold.

1972

Com o objetivo de produzir novos tipos de pães, a padaria investe em equipamentos mais modernos e semiautomáticos e amplia sua frota de carros e caminhões. A primeira fábrica Wickbold é inaugurada na Vila Santa Catarina, em São Paulo. Fortalece a marca no mercado de pães especiais adquirindo a marca Westphalia, importante passo para se consolidar definitivamente nesse segmento.

1978

A empresa amplia o portfólio e adquire a panificadora Indústrias Alimentícias Nosso Pão. Além disso, lança uma linha de pães para lanche (hambúrguer e hot dog) e inova com a fabricação do pão de forma sem casca.

1986

Inauguração da sede administrativa e uma nova unidade fabril em Diadema (SP). Aumenta sua capacidade produtiva e portfolio de produtos em uma área com 17.000 m².

1991

Reconhecida a necessidade dos consumidores, a marca inova com o lançamento do primeiro pão diet do Brasil, denominado Bread.

1992

Início do plano de expansão da empresa para outros estados brasileiros. Abertura das filiais de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

1995

Lançamento da linha Grão Sabor com o objetivo de fortalecer o foco em produtos diferenciados e saudáveis. Os pães do tipo integral combinam os benefícios dos grãos ao sabor dos mais refinados ingredientes.

1996

Inauguração de uma nova fábrica no Rio de Janeiro com o intuito de atender a alta demanda da região e facilitar a expansão geográfica.

1997

A linha Diet passa a ser denominada linha Light.

2007

Inauguração da quarta maior e mais moderna unidade fabril da Wickbold em Hortolândia, no interior de São Paulo. Esse fato ampliou a atuação nos mercados das regiões Centro-Oeste, em Brasília (DF) e Goiânia (GO).

2009

Lançamento do primeiro pão funcional do Brasil registrado pela ANVISA. A linha EstarBem contém Maxi Fibra® ou inulina, que contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Nesse ano chega ao mercado a Linha de Torradas Especiais inspiradas nos sucessos de venda dos pães especiais, que são enriquecidas com grãos nobres e têm coberturas exclusivas. A primeira a ser lançada é a Torrada 10 Grãos Light.

2010

O produto Grão Sabor Castanha-do-Pará e Quinoa firma-se como o pão integral mais vendido do Brasil.

2011

Com o objetivo de criar uma nova categoria com o foco em produtos saudáveis, a Wickbold lança o Tickroc, primeiro snack da marca.

2012

Chega à mesa dos brasileiros a linha Pães do Mundo, produtos sofisticados que permitem uma viagem de cores, texturas e sabores, trazendo um pouco da cultura de cada país aos nossos consumidores.

2016

Wickbold inova mais uma vez e lança os pães Sem Glúten, elaborados especialmente para quem precisa abrir mão do glúten…mas não do pão. O processo de fabricação é 100% assegurado de qualquer contaminação e conta com o mais rigoroso padrão de qualidade.

2017

A Wickbold revitaliza uma de suas principais linhas de produtos representada pela inovadora marca Grão Sabor. Com novos sabores, receitas ainda mais ricas e embalagens mais atraentes, a Wickbold se aproxima cada vez mais das necessidades de seus consumidores.