No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente. Essa data, está diretamente ligada a Wickbold e sua missão, preocupação e cuidado constante com a saúde e o meio ambiente. Uma iniciativa da empresa para fazer aquilo que acredita é sua participação no “Origens Brasil”, uma rede que promove negócios sustentáveis na Amazônia e em áreas prioritárias de conservação, com garantia de origem, transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva, promovendo um comércio mais ético. Possui como objetivo valorizar as populações locais e seus territórios, e fazer uma conexão entre quem compra e quem produz, promovendo elos comerciais capazes de gerar um impacto positivo no meio ambiente. A Wickbold participa dessa iniciativa comprando, desde 2015, castanhas vindas dos povos indígenas, quilombolas e extrativistas de 3 territórios: Xingu, Calha Norte e Rio Negro, mantendo uma relação comercial direta com esses povos e contribuindo para conservação de cerca de 7 milhões de hectares de território e gerando renda para cerca de mil famílias.  

Essas castanhas são utilizadas nos produtos Wickbold nos pães da linha Grão Sabor Castanha-do-Pará & Quinoa. Essa linha possui o selo “Origens Brasil” e um QR code. Ao ler o QR code com um celular, é possível acessar diversas informações sobre os responsáveis pela extração das castanhas presentes no produto. Dessa forma, a Wickbold consegue estabelecer uma relação entre o produtor e o consumidor, que passa a conhecer qual a origem do que está consumindo. Essa iniciativa também permite que a marca contribua com a valorização do patrimônio e da diversidade cultural socioambiental desses territórios e faz com que o consumidor passe a conhecer a história e a origem dos produtos e de quem o produz.

 

Referências:

 

  1. Origens Brasil. Empresa Wickbold. Disponível em:< http://www.origensbrasil.org.br/empresa-wickbold>. Acesso em: 20, mai 2020.

 

  1. ONU – Organização das Nações Unidas. Dia Mundial do Meio Ambiente. Disponível em:<https://nacoesunidas.org/meioambiente/>. Acesso em: 20, mai 2020.