No dia 5 de setembro, é comemorado o dia da Amazônia, dia instituído com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical e um dos maiores patrimônios naturais do mundo. Esse bioma, possui cerca de cinco milhões e meio de quilômetros quadrados, contém a maior bacia hidrográfica do mundo, abrange nove países e cerca de 60% do território brasileiro, ocupando oito estados do país. 

Com toda essa dimensão, a Amazônia é muito importante para o equilíbrio climático, conservação ambiental e de recursos hídricos. Além disso, ela abriga uma biodiversidade riquíssima, é o hábitat de inúmeras espécies de animais e vegetais, muitas, só são encontradas nesse bioma. Por todos esses fatores, a Amazônia é uma fonte de matéria-prima medicinal, alimentícia, florestal e mineral ao nível mundial. Mas todas essas atividades, podem colocar em risco a sua preservação, principalmente, quando feitas de maneira inadequada. 

Essa data, serve exatamente para se fazer o alerta da importância da preservação Amazônica e de como é possível se desenvolver sem prejudicá-la. É necessário sim o desenvolvimento de uma economia verde para região, uma forma de uso sustentável, conectando o desenvolvimento e a conservação, utilizando seus recursos de forma consciente. Mas você sabe como Wickbold faz isso? E o que ela se propõe para ajudar a Amazônia?

A Wickbold possui uma parceria com o Origens Brasil®, desde 2015, uma iniciativa que existe justamente para valorizar os territórios e sua população, instituindo um elo direto entre quem produz e quem compra, promovendo assim, uma rede de negócios sustentáveis na Amazônia e em áreas de conservação, com garantia de origem, transparência e rastreabilidade da cadeia produtiva. Essa transparência, garante uma consciência sobre de onde vem o produto que está sendo consumindo, e valorizando a floresta Amazônica, os povos que vivem nela e a protegem. 

A Wickbold compra castanhas dos extrativistas, quilombolas e povos indígenas de 3 territórios: Xingu, Calha Norte e Rio Negro, que possuem 11 áreas protegidas e 966 pessoas envolvidas na relação comercial. Até 2018, 27% das compras de castanhas do Brasil da empresa era proveniente do Origens Brasil®. Assim, a Wickbold contribui para a preservação e para levar os melhores ingredientes até o consumidor.

A missão Wickbold é ajudar a preservar esse bioma tão rico que é a Amazônia, para que ela continue contribuindo com a alimentação da população. Para comemorar essa data, faça parte dessa incrível missão, conheça os pães da linha Wickbold com castanhas Origem Brasil®, acesse o site através do QR code e informe-se. A Amazônia agradece.

 

Referência:

  1. Amazônia. Dia da Amazônia, o que você tem a ver com isso. 2017. Disponível em:<https://amazonia.org.br/2017/09/dia-da-amazonia-e-o-que-voce-tem-a-ver-com-isso/>. Acesso em: 13, ago 2020.
  1. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 5 de setembro é Dia da Amazônia. Disponível em:<https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=401660>. Acesso em: 13, ago 2020.
  2. Ministério do Meio Ambiente. Campanha no Dia da Amazônia. Disponível em:< https://www.mma.gov.br/informma/item/15600-lan%C3%A7amento-de-campanha-marca-dia-da-amaz%C3%B4nia.html>. Acesso em: 13, ag 2020.
  3. Ministério do Meio Ambiente. Dia da Amazônia. Disponível em:<https://www.mma.gov.br/informma/item/8649-dia-da-amaz%C3%B4nia>. Acesso em: 13, ago 2020.
  4. Origens Brasil. Wickbold. Disponível em:< http://www.origensbrasil.org.br/empresa-wickbold>. Acesso em: 13, ago 2020.