Você ainda não conhece os benefícios da quinoa para a sua saúde? Isso vai mudar: em breve ela será bem mais famosa! A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 2013 como o Ano Internacional da Quinoa. A intenção é levar às pessoas o máximo de conhecimento sobre o poder nutricional, econômico, ambiental e cultural dessa plantinha que tem origem aqui na América do Sul.

O anúncio foi realizado em fevereiro, durante a Assembleia Geral da entidade. O secretário-geral Ban Ki-moon lembrou que estimular a plantação da quinoa pode diminuir a pobreza, principalmente entre os pequenos fazendeiros da região. E o diretor de Agricultura e Alimentação, o brasileiro José Graziano da Silva, apostou nessa semente como uma aliada no combate a fome no mundo.

As maiores plantações estão no Peru e na Bolívia. Os dois países produzem, juntos, mais da metade das 70 mil toneladas anuais dessa semente para o mundo. Por isso, a entidade escolheu o presidente boliviano Evo Morales como embaixador oficial dessa iniciativa.

Benefícios da quinoa: Essa semente é conhecida como um grão supernutritivo. Ela existe há séculos na América do Sul e já era consumida pelos primeiros povos, em comunidades pré-descobrimento da Colômbia ao Equador. Isenta de glúten, é rica em fibras e vitaminas. E ainda ajuda no combate ao colesterol e no funcionamento do intestino.

Tem incentivo maior para que você inclua a quinoa na sua alimentação?

Por Marina Oliveira