Manter o equilíbrio nas escolhas é o melhor caminho para garantir mais saúde e bem-estar! Como já discutimos aqui, ficar sem comer não traz nenhum benefício ao corpo. Da mesma forma, o exagero no consumo de alguns alimentos também pode causar alterações ou incômodos ao organismo.

Isso acontece mesmo quando os alimentos consumidos em excesso estão na lista dos considerados saudáveis. A barrinha de cereal, por exemplo, pode acrescentar muitas calorias ao lanche se exagerarmos nas porções. Quer saber quais são os outros itens que precisam de uma atenção especial no cardápio?

1. Granola e barra de cereais. As duas são ótimas opções para o lanchinho entre as refeições! Mesmo assim, fique atento aos rótulos de cada produto, e escolha aqueles que apresentem o maior teor de fibras e menor quantidade de açúcar na composição.

2. Oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs. Esse grupo de alimentos é rico em gorduras boas, que auxiliam o controle dos níveis de colesterol. Porém, por conta as altas calorias, precisamos tomar cuidado com as quantidades ingeridas. Recomenda-se o consumo aproximado de 1 castanha-do-pará ou 2 nozes ou 2 amêndoas ao dia.

3. Frutas secas ou desidratadas. Ao contrário das consumidas in natura, as frutas secas representam uma fonte mais concentrada de fibras e outros nutrientes. Elas também possuem mais calorias e, por serem menores e mais leves, tendemos a exagerar nas porções. Fique atento!

4. Açúcar mascavo. Ele está sempre presente na lista das dietas de emagrecimento! Mesmo assim, esse ingrediente possui quantidades semelhantes de calorias, se comparado ao açúcar refinado. Por isso, é preciso controlar as quantidades ingeridas da mesma forma.

5. Produtos light e diet. Você sabe quais são as diferenças entre esses dois tipos de produtos? Os alimentos considerados diet são indicados para dietas com restrição de nutrientes, como açúcares, gorduras ou sódio. Já o termo light pode ser utilizado por itens que tenham uma redução mínima de 25% de calorias ou nutrientes. Você pode saber mais sobre as duas categorias aqui.

Para alcançar uma dieta saudável e sem exageros, o ideal é variar sempre na escolha dos ingredientes. Assim, você não deixa de consumir nenhum tipo, e garante um controle maior nas quantidades ingeridas!