Além da alimentação balanceada e da prática de exercícios, outros hábitos presentes em nosso dia a dia também podem ajudar a alcançar mais saúde e bem-estar. Uma boa noite de sono está entre eles! Para garantir o máximo de proveito das suas horas de descanso, vamos listar algumas dicas da associação americana National Sleep Foundation, para você dormir melhor e acordar renovado:

1. Tente manter os mesmos horários para dormir e acordar. Para garantir o máximo de benefícios das suas horas de sono, o cérebro precisa se “acostumar” com sua rotina. É possível perceber a diferença quando exageramos e dormimos demais aos fins de semana. Quem nunca acordou com dor de cabeça após mudar radicalmente os horários?

2. Diminua o estresse antes de ir para a cama. Crie uma rotina de relaxamento para os momentos anteriores a hora de dormir. Evite trabalhar, pagar contas, participar de atividades de competição ou discutir problemas familiares. Prefira atividades mais tranquilas, como um banho quente, ler um livro ou ouvir uma música calma.

3. Preste atenção à qualidade do colchão e dos travesseiros. Eles são parte importante para garantir uma boa noite de sono! A vida útil de um colchão está entre 9 a 10 anos. Travesseiros confortáveis também fazem parte do processo, e você deve utilizá-los no estilo e quantidades em que se sente melhor. Retire da cama objetos que possam cair no meio da noite e te acordar, como celulares e controles remotos.

4. Faça suas refeições até duas horas antes de dormir. Comer ou beber demais antes de deitar prejudica seu descanso. Comidas apimentadas podem causar azia e dificultar a chegada do sono. Evite beber líquidos em grandes quantidades, para não ser obrigado a acordar no meio da noite para ir ao banheiro.

5. Fuja dos alimentos e bebidas estimulantes. Cafés, chás, refrigerantes e chocolates devem ser ingeridos até três horas antes de dormir. Mesmo assim, eles ainda podem afetar o organismo até 12 horas após o consumo! Por isso, fique sempre atento às quantidades desses itens no seu cardápio.

Seguindo as dicas acima, você vai conseguir melhorar bastante a qualidade do seu sono. Afinal, existe sensação melhor do que descansar após um dia agitado?

 

Por Marina Oliveira