Já pensou em se tornar vegetariano? Optar por esse estilo de vida exige uma atenção especial na hora de equilibrar o cardápio. É preciso encontrar novas fontes de proteína, que substituam a carne e outros alimentos de origem animal.

“Independente de ser vegetariano ou não, a deficiência de proteína leva a perda de massa muscular, da força e da imunidade do corpo”, alerta a nutricionista Priscila Di Ciero. Por isso, alguns cuidados são necessários para não deixar que os novos hábitos alimentares prejudiquem sua saúde.

Entre os alimentos que podem ser considerados fontes alternativas de proteína estão a quinoa e a soja, nas mais diferentes receitas. Associar cereais com leguminosas também é interessante, como arroz integral com feijão. Se a pessoa for ovolactovegetariana (apenas não consome carne) é possível indicar o leite de vaca, ovos e derivados, como os queijos.

 

Cuidados para quem pratica esportes

Quem pratica atividades físicas deve estar atento ao se tornar vegetariano! Em muitos casos, a suplementação é necessária para evitar a perda de massa muscular. “É preciso complementar a alimentação com creatina, vitamina B12, zinco e vitamina D”, conta Priscila. Mas atenção: essa dieta deve ser ajustada de acordo com os objetivos e históricos de cada um. Toda prescrição deve ser feita por um nutricionista.

Ela indica algumas combinações para comer antes e depois do treino na academia:

 

Quem eliminou da dieta não apenas a carne, mas também leite, ovos e derivados

Antes: Pão de quinoa com geleia de frutas vermelhas e óleo de coco + Leite de amêndoas com cacau e canela

Depois: Pão de quinoa com pasta de tofu e ervas + Banana com melado de cana e mel

 

Quem ainda consome leite, ovos e derivados

Antes: 1 torrada integral com queijo cottage, orégano e pimenta do reino + 1 fruta com amaranto

Depois: Iogurte desnatado com geleia de frutas + Fruta com mel

É vegetariano e tem mais dicas para substituir a proteína da carne com ingredientes saudáveis? Escreva suas sugestões em nossos comentários!

 

Por Marina Oliveira