Essa é uma notícia que vai surpreender quem busca ideias práticas para consumir alimentos saudáveis todos os dias! O artista Sam Van Aken, nascido e criado na Pensilvânia (EUA), criou a chamada Árvore de 40 frutas. Como o nome diz, essa é uma árvore que produz mais de 40 frutos diferentes, como damascos, cerejas, ameixas e até amêndoas. Tudo nos mesmos galhos – onde ainda nascem lindas flores cor-de-rosa. Dá para acreditar?

Aken utilizou um processo chamado “escultura por meio de enxerto”: basicamente, o artista recolheu sementes de diversas frutas e desenvolveu uma espécie de linha do tempo, onde cada uma delas nasce em uma cadeia de reações com todas as outras. Assim, cada uma delas foi enxertada nos galhos na árvore e o artista pode escolher como “configurá-la”.

“Estamos perdendo diversidade na produção de alimentos e as variedades antigas e nativas são menos comerciais e estão desaparecendo. Vi esta oportunidade de, alguma maneira, preservá-las”, disse ao site Epicurious.

O artista resolveu plantar árvores em diversos pontos dos EUA. Cada uma delas demora cerca de 5 anos para ser “produzida” – e gera frutos de julho a outubro de cada ano. E, especialmente no verão, elas fazem nascer as belas flores, lembrando a parte artística do projeto.

O objetivo de Aken é tentar distribuir ainda mais árvores para que a variedade de diversos locais seja preservada e fazer com que as pessoas pensem um pouco mais sobre a preservação de alimentos.

Já imaginou se o projeto chega ao Brasil? Você experimentaria as frutas dessa árvore?

Por Lucas Tavares