O inverno chegou, e junto com ele a sensação de sede muitas vezes diminui, fazendo com que o consumo de água da maioria das pessoas se torne escasso. E por isso, essa é uma época que devemos ficar atentos a ingestão de água, já que ela é essencial para diversas funções importantes do organismo, como a regulação da temperatura corporal, funcionamento intestinal adequado, transporte de nutrientes e eliminação de toxinas pela urina. Além disso, durante o inverno, o ar seco pode causar o ressecamento da pele e das mucosas das narinas e da boca, podendo ocasionar rachaduras, e até mesmo agravar alguns quadros respiratórios, como as alergias. . Para um consumo adequado de água recomenda-se a quantidade de 35 ml para cada quilo de peso. Apesar dessa recomendação, é importante lembrar que cada pessoa apresenta uma necessidade diferente de hidratação, que pode ser maior, por exemplo, pelo seu nível de atividade física. Agora que você já sabe a importância da ingestão de água no inverno, confira algumas dicas para manter a hidratação em dia:

Aumentar a ingestão de alimentos com bastante água: Alguns alimentos possuem uma grande quantidade de água, podendo auxiliar na ingestão de líquidos e de vários nutrientes. É o caso de algumas frutas como: laranja, melão e melancia, e legumes e verduras, como pepino e chuchu. 

Incluir sopas nas refeições: As sopas são uma ótima opção para incluir líquidos durante as refeições, além disso, ajudam a esquentar o corpo nos dias mais frios e a fornecer nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, mas para isso, é importante sempre preferir as preparadas em casa, já que a maior parte das opções industrializadas são ricas em sódio. 

Consumir chás: Possui inúmeros benefícios para a saúde, e é uma forma de esquentar e hidratar o corpo. É importante preferir os chás naturais, feitos com a própria erva, como: erva-cidreira, mate, hortelã e camomila e adaptar o paladar para consumir em sua forma natural, sem a adição de açúcar. 

Saborizar a água: Para muitas pessoas, consumir água é um verdadeiro sacrifício, e aromatizá-la pode se tornar uma ótima alternativa. Para isso, é só acrescentar a água alguns ingredientes que goste, como por exemplo: gengibre, hortelã, anis estrelado, limão, morango ou outras frutas, existem diversas receitas e opções!

Ter uma garrafa de água por perto: Mesmo com todas essas dicas para aumentar a ingestão de líquidos, nada substitui de fato a água e ela é a melhor forma de se manter hidratado. Por isso, ter uma garrafa por perto é uma forma de não esquecer de consumi-la. 

Agora que você já sabe a importância da água para a sua saúde, não esqueça de manter a hidratação sempre em dia!

Referências:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
  2. ILSI – International Life Sciences Institute. Água. 2017. Disponível em:< http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2017/07/Fasc%C3%ADculo-%C3%81GUA-PARA IMPRESS%C3%83O.pdf> Acesso em: 21, mai 2020.