O Verão chegou e a temperatura já começou a subir. O cuidado com a hidratação deve ser redobrado na época da seca e em dias quentes.

A água é o componente fundamental de todas as células do organismo. Ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a ingestão mínima diária deve ser de dois litros de água para a manutenção do corpo hidratado e saudável, o que equivale a de oito a dez copos ao dia e para as crianças de quatro a seis copos ao dia. Apesar da recomendação mínima de dois litros, cada pessoa apresenta uma necessidade diferente de hidratação por dia de acordo com o seu peso e nível de exercício.

Gestantes e mulheres que estão amamentando devem aumentar ainda mais essa quantidade, pois durante a gestação existe um aumento da quantidade de sangue em circulação e da lactação de líquidos para a produção do leite.

Além da água dos alimentos, principalmente frutas e vegetais ajudam a hidratar e ainda possuem vitaminas e minerais que perdemos com o suor.