Aqui no Sabor em Movimento nós já destacamos a importância de um café da manhã equilibrado e nutritivo, e também sugerimos ingredientes para inovar o cardápio e deixar esse momento ainda mais prazeroso. Mas, quando o assunto são as crianças, as atenções devem ser redobradas! Afinal, a primeira refeição é aquela que vai ditar o ritmo do seu filho durante todo o dia que está por vir.

Realizado depois de um longo período de jejum, o café da manhã é muito importante. Além de estimular o metabolismo, oferece nutrientes necessários para o desenvolvimento dos pequenos. A ciência vem estudando os benefícios dessa refeição para as crianças – e já encontrou resultados positivos em diferentes áreas da saúde e do bem-estar:

Comportamento na escola: As crianças que tomam um café da manhã balanceado apresentam maior tendência em se manterem focadas, participarem de forma mais ativa e terem interações positivas com professores e colegas.

Desempenho na sala de aula: Se a primeira refeição do dia contar com uma grande variedade de grupos alimentares – e a quantidade adequada de energia para a idade da criança – , os pequenos podem apresentar um maior grau de entendimento na escola, além de mais facilidade para realizar as tarefas e, consequentemente, melhores notas.

Peso e colesterol sob controle: Segundo pesquisas recentes, o café da manhã parece contribuir para o controle do peso e dos níveis de colesterol e triglicérides – favorecendo a saúde das crianças em longo prazo.

Sabendo de tantos benefícios importantes, agora você não tem desculpas para deixar de caprichar no café da manhã do seu filho. Essa refeição deve contar com uma fonte de carboidrato, de preferência integral (como pães, cereais e bolos simples), um alimento da família dos lácteos (leite, iogurte ou queijos) e frutas.

Se precisar de uma inspiração extra, não deixe de visitar nossa área de receitas especiais para as crianças aqui. E um bom café da manhã para os pequenos!