Como nós já contamos aqui, os alimentos funcionais são aqueles que, além de saudáveis, são capazes de prevenir doenças e amenizar alguns problemas de saúde, como a pressão alta e os altos níveis de colesterol. Mas você sabe como adicioná-los na alimentação sem cair na rotina? Segundo a nutricionista Caroline Dias Pereira, do Hospital das Clínicas de Padre Miguel, essa tarefa não é tão difícil quanto parece.

A primeira dica é bem simples e, ao mesmo tempo, faz muita diferença. Na hora de preparar as refeições principais, deixe os temperos industrializados de lado e prefira os naturais. Alho, cebola, salsa, manjericão, alecrim e pimenta são boas opções, segundo a nutricionista. Assim, é possível trazer um sabor diferente às receitas todos os dias – evitando repetir ingredientes e acabar enjoando da dieta.

Outra forma de garantir os alimentos funcionais e sair da rotina na alimentação é apostando nas oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas. A aveia também é uma boa pedida, em preparações como panquecas, bolos e biscoitos. “O abacate é outro ótimo aliado, assim como a linhaça”, lembra Caroline.

As vantagens dos alimentos funcionais

Acrescentar esses ingredientes à rotina traz muitos benefícios à saúde. “Os alimentos funcionais são importantes em tratamentos de doenças como a diabetes, a hipertensão arterial e o hipertireoidismo”, destaca a nutricionista.

E você, já fez alguma alteração na sua rotina para acrescentar mais alimentos funcionais na dieta? Conte sua história nos comentários!

Por Lucas Tavares