Como nós já contamos aqui, quanto mais cedo começarmos a prática de exercícios, melhor. E tem forma melhor de se mexer quando se é pequeno do que brincando? Segundo Cláudio José dos Santos, professor de educação física do colégio Santo Ivo, qualquer movimentação pode ser considerada como atividade física nos primeiros anos de vida.

Segundo o especialista, não existe uma idade mínima para o início das atividades. “Algumas crianças começam a praticar natação com seis meses ou 1 ano de idade”, lembra. Falando em especial sobre as brincadeiras, ele cita exemplos como amarelinha, pega-pega e pique-esconde – todas podem ser consideradas exercícios físicos.

“Toda brincadeira ou esporte feitos com responsabilidade e acompanhamento são bem-vindos. Eles são importantes para o bem-estar físico, social e mental das crianças”, completa o professor.

Ele ainda faz questão de alertar sobre os cuidados necessários ao incentivar a prática de exercícios. “Além de pensar no bem-estar, desenvolvimento e felicidade dos filhos, é importante os pais estarem atentos à segurança dos pequenos. Conhecer bem a escola ou instituição eles estão praticando esportes é essencial”.

Ajudar as crianças a se exercitarem não é um mistério e pode ser mais divertido do que você pensa! Quais são as brincadeiras ou esportes favoritos dos seus filhos?

Por Lucas Tavares e Marina Oliveira