Ah, o verão! Época deliciosa para pegar uma piscina ou uma praia e voltar com aquele bronze maravilhoso. Entretanto, por mais que a gente queira ficar com uma cor de dar inveja, é necessário manter alguns cuidados.

Uma dieta equilibrada, aliada a alimentos de cores alaranjadas ou vermelhas, pode ajudar na prevenção de danos causados pelo sol e ainda melhorar o seu bronzeado. Por isso, escolha alimentos como cenoura, abóbora, mamão, acerola e tomate, pois eles contêm substâncias que se depositam na pele e, somados a outros fatores, podem auxiliar na produção de um pigmento responsável pela nossa cor, chamado melanina.

Mas, antes de estender a canga por aí nesse calorão, não se esqueça: o protetor solar é importantíssimo para proteger contra raios solares nocivos. Dessa forma, não deixe de aplicá-lo antes de sair de casa.

Os horários para tomar sol também são essenciais para manter a saúde da sua pele. Por exemplo, entre 10h e 16h os raios são muito fortes e podem causar a diminuição da elasticidade da pele, seu envelhecimento e câncer.

Você ainda deve se prevenir usando bonés, roupas de algodão e óculos escuros. E, claro, beber muito líquido e se alimentar de 3 em 3 horas com refeições leves e saudáveis. Confira uma salada deliciosa e prática para você fazer durante essa estação.

Fontes: I. Berman K. Sun’s Effect on Skin. U.S. National Library of Medicine. 2013. Disponível em: https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/anatomyvideos/000125.htm; II. Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cuidados com a pele no verão. Disponível: http://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/; III. http://www.bolsademulher.com/verao-calor/alimentos-que-aceleram-o-bronzeado.