Alimentação não diz respeito apenas à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que os contêm, como são combinados e preparados, além de considerar aspectos culturais, ambientais e sociais. Confira abaixo algumas recomendações para uma alimentação com melhor qualidade nutricional ambientalmente sustentável.

Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação, pois estes sofreram pouca ou nenhuma alteração após deixarem a natureza, assim, mantendo mais integralmente os seus nutrientes. São eles: arroz, quinoa, trigo, milho, cevada, aveia, tubérculos, feijões, grão de bico, frutas, legumes, verduras, ovos, carnes, peixes e leites. Além disso, limite a ingestão de alimentos processados, como queijos, frutas em compotas e peixes enlatados e evite os ultraprocessados, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, refrigerantes, dentre outros. Além disso, utilize óleos, sal e açúcar em pequenas quantidades para preparar sua refeição. Priorize os pequenos produtos, e alimentos que sejam produzidos em locais agroecológicos e sustentáveis.

Também é importante comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora. Lembre-se: faça da base de sua alimentação os alimentos frescos, com melhores qualidades nutricionais, pois esta é uma das formas para uma vida mais saudável e ambientalmente sustentável.