O verão é uma das estações mais agradáveis do ano, com temperaturas perfeitas para passear ao ar livre, fazer piquenique nos parques, viajar para a praia e praticar esportes. Para conseguir aproveitar e realizar bem todas essas atividades, é importantíssimo estar em boa saúde, tanto física como emocional. Felizmente a alimentação pode contribuir bastante com o bem-estar e a disposição.  

Por ser uma época mais quente, é necessário um cuidado dobrado com a hidratação. Além da água, que deve ser consumida ao longo do dia, uma ótima opção é a água de coco, que além de trazer sabor, possui alguns minerais, naturalmente perdidos no suor, como o sódio e o potássio, que vão ajudar na hidratação. Uma alternativa para manter a sua bebida fresquinha é congelá-la na véspera, para ir descongelando durante o passeio e ficar sempre gelada.

Os dias quentes pedem alimentos leves e de fácil digestão. Dê preferência às verduras, legumes e frutas, os quais fornecem boas quantidades de vitaminas, minerais e fibras, auxiliam no bom funcionamento do intestino, contribuindo, assim, para o bem-estar, e ainda, é recomendado evitar o consumo de alimentos muito gordurosos (salgadinhos, doces, frituras).  Se for realizar refeições fora de casa, sanduíches com queijos ou carnes desfiadas e vegetais são uma ótima opção, pois além de serem completos nutricionalmente, são práticos. Frutas, palitos de legumes e castanhas também podem ser transportados com facilidade, apenas lembre-se de acondicioná-los em bolsas térmicas para permanecerem frescos e próprios para o consumo.

Não esqueça também das proteínas, presentes em alimentos como leite, queijos, iogurtes, castanhas, carnes e ovos, pois seu consumo, em quantidades adequadas contribui para a sensação de saciedade, muito importante para a manutenção de um peso adequado! Além disso, esse nutriente é essencial para a construção do músculo.

Para acelerar o bronzeado e mantê-lo em dia, invista em alimentos ricos em betacaroteno, como o mamão, a manga e a cenoura. Alimentos como castanhas, amêndoas, nozes, gérmen de trigo, semente de girassol, milho, amendoim são excelentes quando se almeja proteger a pele contra os raios solares, principalmente por possuírem selênio e vitamina E em sua composição.

Lembre-se: aproveitar o verão com saúde é ainda melhor!