O Carnaval chegou ao fim e não tem quarta-feira de cinzas que nos faça sentir prontas para retomar a rotina. O agito dos dias de folia faz com a que a gente saia da rotina alimentar e perca muito líquido.

Para começar a recuperar o equilíbrio pós-feriadão, mantenha uma alimentação equilibrada que tenha cereais integrais, frutas, verduras, legumes e carnes magras. Tão importante quanto saber o que comer é saber quais alimentos devem ser evitados. Entre as más escolhas estão comidas gordurosas e ricas em açúcar, que podem prejudicar a recuperação.

Também é necessário repor o líquido que foi perdido nos últimos dias. Além da água, é permitido beber chás, sucos naturais e outras opções de bebidas hidratantes sem adição de açúcar. Trouxemos duas sugestões para inspirar:

– Suco hidratante: água de coco batido com abacaxi, pepino e hortelã

– Suco energético: misture morangos, polpa de açaí congelado e água gelada

Com essas dicas, ficará mais fácil retomar a energia necessária para terminar a semana. Levanta e sacode a poeira que ano que vem tem mais!

Fontes: I. Kerdna. História do carnaval. Disponível em: http://historia-do-carnaval.info/ Acesso em: 5/12/2015; II. McArdle WD, Katch FI, Katch VL. Sports & Exercise Nutrition. Ed. Lippincott Williams e Wilkins, 1999; III. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Guia alimentar para a população brasileira/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.