O Carnaval é uma das comemorações mais longas e animadas que temos no Brasil. Independentemente da cidade escolhida para a folia, os dias seguidos de calor, dança e rotina desorganizada podem causar cansaço excessivo e até sensação de mal-estar.

Para evitar qualquer desconforto que atrapalhe a diversão, é importante cuidar da alimentação antes e durante as festas. Para ajudar na programação da dieta, trouxemos algumas dicas:

Nos dias que antecedem o Carnaval, é recomendado:

– Garantir os estoques de energia e nutrientes para ajudar na manutenção da saúde se alimentando de forma equilibrada, com a inclusão de cereais integrais, frutas, verduras, legumes e carnes magras na dieta.

– Manter-se ativo para se acostumar com o ritmo acelerado das festas e equilibrar o corpo depois delas. É interessante praticar atividades físicas regularmente, pois elas são benéficas para o corpo e a mente.

Nos dias de Carnaval, é recomendado:

– Manter-se hidratado. Além do calor, as atividades dos dias de Carnaval levam a uma maior perda de líquidos pelo suor e pela urina e, por isso, é preciso beber água, água de coco e sucos naturais sem adição de açúcar para repor o que for perdido.

– Evitar jejuns. Durante as festas, é comum passar períodos longos sem se alimentar, e esse hábito pode causar dor de cabeça e cansaço. Portanto, procure realizar ao menos as três refeições principais à base de alimentos variados, fáceis de consumir e que deem energia e saciedade. Alguns exemplos fáceis de encontrar são: sanduíches com pão integral, carnes magras, folhas e queijos, macarrão com molho de tomate e carne, arroz, feijão, frango grelhado e folhas verdes.

Os foliões mais tranquilos, que optarem por passar o feriado descansando, também precisam cuidar da alimentação. Sem horário obrigatório, é muito tentador sair da rotina e abusar na hora de comer. Para vocês, trouxemos cinco opções de receitas deliciosas e nutritivas para curtir o Carnaval em casa.

Fontes: I. Kerdna. História do carnaval. Disponível em: http://historia-do-carnaval.info/ Acesso em: 5/12/2015; II. Livro: McArdle WD, Katch FI, Katch VL. Sports & Exercise Nutrition. Ed Lippincott Williams e Wilkins, 1999; III. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.