Você sabia que manter uma alimentação saudável pode aliviar os incômodos da TPM? Com uma atenção especial ao cardápio durante esse período, sintomas como inchaço, insônia e intestino preso podem sumir do seu dia a dia. Separamos algumas dicas para você acrescentar na dieta durante esses dias, e garantir mais bem-estar e disposição. Confira!

O que é a TPM? A tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas emocionais, físicos e comportamentais que atinge mulheres entre, aproximadamente, 12 a 49 anos. Esses incômodos surgem em diferentes graus de intensidade, principalmente no período entre a semana anterior à menstruação até o início do fluxo menstrual.

Para alívio de sintomas indesejados, separamos algumas dicas nutricionais importantes:

Irritabilidade e mau humor: Procure não pular as refeições! A alimentação balanceada fornece energia e nutrientes necessários para a realização das atividades do dia, com consequente melhora do humor. A prática de atividade física também contribui para o bem-estar.

Insônia e dificuldades para dormir: Evite consumir bebidas que contenham cafeína, como café, refrigerantes a base de cola e chás escuros. Todos são estimulantes do sistema nervoso – e deixam o corpo em estado de alerta, prejudicando a noite de sono.

Inchaço e desconforto abdominal: Fuja do excesso de sal nos alimentos. O sódio em grandes quantidades pode promover a retenção de líquidos, causando inchaço e mal estar. O consumo de potássio (presente em verduras, legumes e frutas) é interessante para a melhora dos sintomas. Além disso, não se esqueça de manter a hidratação, bebendo de seis e oito copos de água ao dia.

Cansaço e indisposição: Mantenha uma dieta rica em vitaminas, minerais e antioxidantes (frutas, legumes, verduras, cereais integrais, sementes e castanhas). Esses nutrientes auxiliam o sistema de defesa do corpo, além de participarem da formação de energia, melhorando a disposição.

Intestino preso: Aumente o consumo de fibras! Afinal, esse nutriente é essencial para auxiliar o bom funcionamento do intestino. Pães, cereais e massas integrais, frutas, legumes (principalmente crus) e verduras são boas fontes de fibras.

Em resumo, nossa dica principal é: Mantenha uma alimentação leve e saudável, pratique a sua atividade física predileta e não se esqueça dos momentos de lazer. Assim, ficará mais fácil passar por essa fase!