Saúde e bem estar começam à mesa. Confira dicas de especialistas para uma alimentação que mantém o corpo são e previne doenças.

Todo mundo deseja viver mais e melhor, manter a forma e ter mais disposição e energia. Mas será que estamos nos alimentando corretamente para isso? Conversamos com nutricionistas que falam aqui sobre os alimentos e hábitos que são os maiores vilões da nossa saúde.

Hábitos que podem ser eliminados

Comer muito rápido: “Além de não garantir uma boa mastigação, a pessoa dificilmente sente-se saciada no tempo certo e por isso acaba comendo mais do que o necessário”, diz a nutricionista Iara Lewinski, da Ganep Nutrição Humana.

Ficar muito tempo em jejum e comer um volume grande de alimento de uma única vez: “O melhor a se fazer para manter o ritmo do metabolismo é comer várias vezes ao dia, normalmente a cada três horas. Ficar muito tempo em jejum prejudica a produção de hormônios e pode até alterar a produção / liberação de açúcar e colesterol no sangue.” completa Iara.

Comer na frente da televisão: “Desta forma não percebemos o que comemos e ingerimos mais do que precisamos”, diz a profissional de nutrição Edvânia Souza.

Alimentos vilões

“Os alimentos processados, como os enlatados e em conserva, alimentos prontos congelados (quase tudo que vem dentro de um pode ou caixa), devem ser consumidos com moderação. Os alimentos ultra-processados, como os embutidos (salsicha, salame, nuggets, presunto, etc) não devem ser incluídos em uma dieta saudável pois são produtos com muita carga de químicos e sódio, além de gordura, mesmo nas versões light.”, é o conselho de Iara Lewinski.

O que deve ser evitado ou limitado ao máximo na opinião da profissional de nutrição Edvania de Souza: frituras, enlatados, embutidos, bebidas alcoólicas e gaseificadas doces e alimentos com excesso de sódio.

Para Maria Fernanda Cortez, da Nutri & Consult, quem deseja saúde perfeita deve se manter longe de refrigerantes, açúcar refinado, frituras e alimentos industrializados cheios de corantes, aromatizantes e conservantes.

Hábitos amigos da saúde e da boa forma

– Hidratar-se. Segundo a nutricionista Edvânia Souza, devemos ingerir 40ml de água por cada quilo de peso corporal. Ou seja, uma pessoa de 60 quilos deve beber 2,4litos de água diariamente.

– Alimentar-se a cada três horas, não pulando refeições e não ficando em jejum por longos períodos.

– Consumir mais verduras, frutas e legumes.

– Diminuir a ingestão de gorduras e açúcares.

– Combinar os alimentos, procurando não misturar dois tipos de carboidratos na mesma refeição.

– Começar as refeições preferencialmente com saladas cruas ou frutas.

– Dar preferência as carnes brancas e magras.