É só falar em TPM que qualquer mulher sente um arrepio. Não é fácil encarar um monte de sintomas desconfortáveis todos os meses e ainda ter que ouvir piadinhas sem graça de quem não faz nem ideia do nosso sofrimento.

A Tensão Pré-Menstrual gera alterações físicas, de humor, cognitivas e comportamentais. A boa notícia é que alguns nutrientes podem ajudar a diminuir incômodos comuns como cefaleia, irritabilidade, cólica e dores nas mamas. Confira abaixo uma parte deles e em quais alimentos podem ser encontrados:

Vitamina B6 –  combate o enjoo, a cefaleia e a irritabilidade. Alimentos sugeridos: germe de trigo, aveia, nozes, banana e salmão.

Vitamina E – ajuda a prevenir cefaleia, dores nas mamas e cólicas. Alimentos sugeridos: castanhas, azeite de oliva, cereais integrais, milho e agrião.

Cálcio – alivia as cólicas e o nervosismo. Alimentos sugeridos: castanhas, leite e derivados e folhas na cor verde escuro.

Magnésio – complementa as funções do cálcio. Alimentos sugeridos: farelo de trigo, milho, grãos integrais e folhas na cor verde escuro. 

O magnésio também ajuda o corpo a relaxar. Saiba mais sobre ele e seus benefícios aqui.

Ácidos graxos – diminuem a  irritabilidade e dores nas mamas. Alimentos sugeridos: linhaça, salmão e atum.

Além do consumo dos alimentos que ajudam a aliviar os sintomas, é importante evitar a ingestão dos que são ricos em sal, açúcar e cafeína. Eles podem piorar os incômodos e deixar o período ainda mais doloroso.

Fonte: rg nutri.