Dores nas mamas, cólicas, inchaço, dor de cabeça, irritabilidade, ansiedade, tensão, sinais depressivos… Se identificou com algum destes sintomas? Eles fazem parte da conhecida TPM. Confira abaixo algumas dicas de alimentação que podem ajudar a aliviar os incômodos durante o período da “Tensão Pré-Menstrual”.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B e magnésio como verduras, legumes e cereais integrais auxiliam contra o inchaço, a fadiga, as dores de cabeça e as cólicas. A irritabilidade e outros sintomas emocionais podem diminuir com níveis adequados de consumo de alimentos que são fontes de vitamina B6. As carnes, cereais integrais e os vegetais verde-escuros são alguns exemplos.

No alívio do inchaço, aposte na hidratação com água e chás diuréticos como o hibisco e a cavalinha. Alimentos ricos em sal, cafeína, refrigerantes, bebidas alcoólicas e açúcares podem piorar os sintomas, portanto fique longe deles nesse período! Existem ainda alguns fitoterápicos, como o óleo de prímula e extrato de vitex agnus-castus, que também podem ser indicados para o alívio dos indesejados sintomas.

Por Thamyê Bloes