O bom funcionamento intestinal é fundamental para o bem-estar geral, para contribuir na prevenção de doenças e também para fortalecimento do sistema imunológico. Por outro lado, ter um intestino preguiçoso pode afetar a qualidade de vida e o humor. Confira abaixo como sua alimentação pode te auxiliar nesta questão.

A constipação intestinal é um quadro bastante comum em nossa população podendo ser caracterizada por: menos de três evacuações por semana, esforço ao evacuar, presença de fezes endurecidas ou fragmentadas, sensação de evacuação incompleta e desconfortos ao evacuar.

Um dos fatores que podem contribuir para esse quadro é uma alimentação não adequada, portanto, é fundamental fazer boas escolhas alimentares com o objetivo principal de prevenção. Nesse sentido, as fibras alimentares podem ser grandes aliadas à saúde intestinal, uma vez que seu consumo adequado e habitual contribui para facilitar a evacuação e aumentar o volume das fezes, além de estimular a presença e permanência das bactérias boas no intestino.

A recomendação de consumo, para uma pessoa saudável é de 25 g a 30 g por dia, sendo 5 g vindas de fonte de fibra solúvel. Veja a seguir alguns exemplos de alimentos que podem contribuir com o consumo de fibras:

    Alimento Quantidade de fibras em 100 g
Aveia em flocos 9,1 g
Farelo de aveia 15,4 g
Castanha-do-pará 7,9 g
Semente de Girassol 11,1 g
Farinha de trigo integral 13,2 g
Maçã 2,0 g
Mamão Papaya 1,0 g
Banana maçã 2,6 g

De modo geral, existem dois tipos de fibras: as solúveis, como a presente na aveia, e as insolúveis, encontradas nos grãos integrais, farelo de trigo, vegetais e na casa de frutas como a maçã. Além desses alimentos que podem facilitar o adequado funcionamento intestinal, as fibras prebióticas, presentes em alimentos como frutas e vegetais como banana, chicória, cebola, alho, alho-poró e trigo, são importantes para a manutenção de uma microbiota saudável, ou seja, elas contribuem para a permanência e multiplicação de bactérias benéficas presentes em nosso intestino.

É recomendado, portanto, o consumo de alimentos integrais como grãos e cereais, castanhas e sementes, pois, além de serem fontes de fibras, também apresentam em sua composição vitaminas e minerais que são nutrientes importantes para a saúde e que também podem contribuir para um intestino saudável.  

Além do consumo desses alimentos, é fundamental beber água e realizar exercícios físicos regularmente, uma vez que eles também irão ajudar a estimular os movimentos intestinais. Assim, para espantar a preguiça intestinal, ter uma alimentação baseada principalmente em frutas, legumes e verduras, cereais e grãos integrais, ingerir água em quantidades adequadas e não ficar parado pode contribuir para o melhor funcionamento do intestino, e até mesmo, para a prevenção de algumas doenças e bem-estar geral.