Quem nunca se viu encurralado pelo pet de estimação enquanto comia no sofá, que atire o primeiro biscoitinho. Cães e gatos têm o poder de nos amolecer com o olhar e é difícil resistir à tentação de dar um pouco da própria comida para eles. Mas atenção! Muitos alimentos que comemos podem prejudicar o organismo dos animais. Para nos orientar, a zootecnista e mestre em nutrição de cães e gatos Mariana Martins nos deu algumas informações sobre o assunto.

Cada espécie animal tem determinadas necessidades metabólicas e, por isso, alguns alimentos fazem mal para eles, como chocolate, uva passa, café, chá preto, álcool, ovo e peixes crus. Cada um deles provocará uma reação, ou sintoma. Por exemplo, a clara de ovo crua contém uma substância chamada avidina, que impede a vitamina biotina de ser absorvida quando se une a ela na parte interna do intestino, causando sua deficiência. No caso dos peixes, certo tipos como carpas e arenques contêm uma substância que destrói a tiamina, uma vitamina do complexo B.

Atualmente, há inúmeras marcas de alimentos completos que proporcionam todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde. Esta área já está tão desenvolvida que há alimentos comerciais direcionados para animais com problemas de saúde específicos como cardiopatias e diabetes. Se o motivo é agradar seu pet, há diversos snacks (agrados) formulados especialmente para ele.

Não é só da alimentação dos pets que a gente precisa cuidar. Tem muitos alimentos que fazem mal às crianças. Confira aqui o que os seus filhos não devem comer.