Muitas mulheres se incomodam com a famosa celulite e chegam até a buscar tratamentos estéticos para combater os indesejados furinhos. Mas o que é de fato a celulite? Trata-se de uma alteração na camada de gordura que fica sob a pele, que acaba retendo líquidos. E é possível combatê-la apenas com alimentos? A boa notícia é que sim, sua dieta alimentar pode ser uma grande aliada nesta disputa.

Existem alguns alimentos que reparam, hidratam e revigoram a pele. Um bom exemplo do que deve ser incorporado na rotina são bebidas como água e chás diuréticos de hibisco e cavalinha. Eles auxiliam na eliminação de toxinas, diminuindo a inflamação, e garantindo a boa hidratação da pele. Já a água de côco, as verduras e legumes crus são fontes de potássio e ajudam na circulação e diminuição da retenção de líquido.

Os alimentos integrais e as castanhas, por sua vez,  são fonte de fibras, vitaminas do complexo B, minerais e antioxidantes. Favorecem o bom funcionamento intestinal e retardam o envelhecimento celular. A aveia, que é rica em silício, ajuda a reorganizar as fibras de sustentação da pele e previne a formação de celulite. Além desses alimentos, também temos o abacaxi, que possui uma enzima, chamada bromelina, que facilita a digestão da gordura e tem ação anti-inflamatória.