A menopausa é uma fase de muitas transformações físicas, hormonais e psicológicas na vida das mulheres entre 45 e 55 anos. O consumo de alguns alimentos pode auxiliar a diminuir a intensidade dos sintomas incômodos relacionados a esta faixa etária e, ainda, a prevenir doenças futuras.

No geral, as queixas mais recorrentes durante a menopausa incluem ondas de calor, conhecidas também como fogachos; alterações no metabolismo; suores noturnos; insônia; alterações de humor como ansiedade, depressão e irritabilidade; diminuição da massa óssea e aumento de gordura na região abdominal.

Para a prevenção de osteoporose e doenças cardiovasculares é importante incluir na dieta alimentos que são fonte de cálcio como leite e derivados, gergelim e vegetais verde-escuros. Além disso, frutas, legumes e verduras são sempre bem-vindos, pois fornecem fibras, vitaminas, minerais e atuam como antioxidantes.

O consumo de tofu, missô e soja, também é recomendado, pois são alimentos que fornecem isoflavonas. Estas substâncias contêm fitoestrógenos que, além da ação antioxidante, possuem estrutura similar ao estrógeno. Durante a menopausa, a produção deste importante hormônio feminino pelo organismo acaba sendo reduzida. Já para aliviar os fogachos é indicado ingerir oleaginosas com vitamina E e evitar bebidas e comidas quentes, cafeínas e refeições apimentadas.

Por fim, é indicado também evitar alimentos estimulantes, bebidas alcoólicas, refrigerantes e cafeína, pois estes causam irritabilidade, insônia e ansiedade.

Por Thamyê Bloes