A água é um elemento fundamental para o bom funcionamento do organismo, pois participa de diversas funções importantes, como: transporte de nutrientes e oxigênio pelo sangue, regulação da temperatura corporal, funcionamento dos órgãos e eliminação de toxinas, através da urina. Por isso, manter a hidratação em dia é fundamental! Mas além de beber bastante água, a ingestão de alimentos ricos em água também pode ser uma forma de se hidratar. Confira a seguir, algumas opções de alimentos nutritivos que são ricos em água:            

Frutas: a maior parte das frutas, possui um alto teor de água. Porém, algumas merecem maior destaque devido ao alto teor, como, por exemplo: melancia, melão, laranja, mexerica, limão, abacaxi, acerola e morango. Além de auxiliarem na hidratação, as frutas são excelentes fontes de vitaminas, ótimas para serem consumidas nos lanches intermediários ou como sobremesa nas principais refeições.

Verduras e legumes: assim como as frutas, os vegetais crus também possuem um elevado teor de água, principalmente as folhas, como: alface, espinafre e repolho. Já os legumes, algumas opções com elevado teor de água são: pepino, abobrinha e tomate.

Leite: cerca de 90% do leite é água, podendo ser um aliado para a hidratação. Além disso, esse alimento é uma das principais fontes de cálcio, nutriente fundamental para a saúde dos ossos e dentes.

Sopas: as sopas são uma ótima opção para incluir líquidos durante as refeições, mas para isso, é importante sempre preferir as preparadas em casa, utilizando o máximo de ingredientes in natura, como legumes e leguminosas. Para o verão e épocas de calor, uma ótima opção para hidratação são as sopas frias.

Chás: os chás também podem ajudar na hidratação, além de possuírem substâncias que podem ser aliadas o sono e digestão. Podem ser consumidos quentes ou frio, algumas opções são: hibisco, camomila, erva-cidreira e erva-doce.

Agora que você já sabe o que consumir para ingerir mais líquidos, não esqueça de manter a hidratação sempre em dia!

Referência:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.                                                                                                                                    
  2. ILSI – International Life Sciences Institute. Água. 2017. Disponível em:< http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2017/07/Fasc%C3%ADculo-%C3%81GUA-PARA IMPRESS%C3%83O.pdf> Acesso em: 03, nov 2020.