Os alimentos conhecidos como termogênicos aumentam a capacidade de crescimento do gasto energético durante a digestão. Mas a inclusão deles na dieta não é suficiente e nem garantia para a perda de peso.

Os termogênicos naturais, que se apresentam da mesma forma como são encontrados na natureza, aceleram o metabolismo e, por isso, aumentam o gasto calórico. Mas se o consumo de calorias continuar sendo maior do que a perda, é possível que o ponteiro da balança até suba. O recomendado é incluir esses alimentos dentro de uma dieta balanceada e se exercitar regularmente, potencializando a perda de peso.

Estão nesse grupo alimentos como gengibre, chá verde e de hibisco, pimenta vermelha, café, canela e abacaxi. Antes de incluir alguns deles na dieta, é fundamental procurar orientação médica. Há algumas contraindicações que precisam ser consideradas, assim como a quantidade limite diária. Em excesso, eles podem acelerar o metabolismo de forma prejudicial à saúde.

Outra recomendação importante é ingerir termogênicos de dia, durante uma refeição ou antes dos exercícios. O consumo feito próximo ao horário de dormir pode atrapalhar o sono por causa do metabolismo acelerado.

Se a sua preocupação é o ganho e não a perda de peso, confira aqui dicas de alimentos que ajudam a subir o ponteiro da balança de forma saudável.

Fonte: Portal Minha Vida.