Quem não gosta de uma massagem? Relaxar os músculos é importante não apenas para acabar com o estresse, mas também para diminuir dores. Costas, pés e pescoço são as áreas do corpo que mais precisam de um descanso de vez em quando. A boa notícia é que possível, por conta própria, realizar exercícios que minimizam o incômodo! Quer aprender como?

Segundo o Touch Research Institute da Universidade de Miami, que estuda os benefícios da massagem para a saúde, formas simples de pressionar o músculo podem ajudar. Uma bolinha de tênis pode ser muito útil, por exemplo. Com ela, você pode massagear os pés, ou posicioná-la nas costas contra a parede ou deitado. Um rolo de macarrão ou uma garrafa cheia de água possuem o mesmo efeito. Massageadores de madeira também são interessantes, principalmente nas pernas e braços.

O mesmo instituto já garantiu, em pesquisas, que a massagem ajuda a diminuir o estresse, a depressão e a ansiedade. Ela também minimiza enxaquecas, artrite e previne contra problemas mais graves nas costas. Ao diminuir a pressão sanguínea, esse hábito traz vantagens aos hipertensos. Por conta do alívio da dor, ela também contribuiu para uma boa noite de sono. Precisa de mais?

Essa é uma prática que você pode realizar diariamente. E o melhor: em qualquer lugar! Leve uma bolinha de tênis para o escritório e pratique a massagem no arco do pé durante o dia, por exemplo. Ou tenha sempre um rolinho de madeira em mãos para quando a dor nas costas teimar em aparecer. Além de relaxar, sua saúde e qualidade de vida agradecem!

Por Marina Oliveira