Quem mantém uma alimentação equilibrada no dia a dia pode encontrar dificuldades na hora de pensar em um cardápio para receber amigos ou a família em casa. Será que os convidados também vão se interessar por este estilo de vida? Com criatividade e sabores inusitados, é possível fazer um menu delicioso sem ter que apelar para salgadinhos e refrigerantes. Separamos alguns exemplos de aperitivos diferentes e saudáveis para agradar a todos:

Palitos integrais são excelentes coringas para estas situações. Eles podem acompanhar patês e fondues, ou até mesmo serem servidos enrolados no presunto parma, como na imagem acima. Uma combinação de proteínas e carboidratos que seus convidados vão adorar!

 

Coalhada seca e homus para servir

Outra forma de servir palitos com molhos é apostando nas tiras de legumes. Para acompanhar, o tradicional homus (recheio árabe feito com grão-de-bico) e a coalhada seca são boas opções. Sem contar que é possível criar um prato bem colorido.

 

Porções de castanhas e frutas

Troque o pote de amendoim ou salgadinho por porções de castanhas, nozes e frutas da estação. Além de criar um visual bonito, você consegue servir um snack que todo mundo adora sem precisar apelar para itens gordurosos.

 

Canapés

O canapé também não pode faltar. Em pequenas torradinhas, você apresenta aos seus convidados diferentes sabores. Os mais comuns são os lanches de cream cheese temperado com salmão defumado ou presunto parma. Mas você também pode inovar com versões alternativas, como este patê de ricota e laranja ou nesta versão com figo, peito de peru e geleia.

 

Frutas desidratadas

Se apostar nas frutas desidratadas, além das uvas passas e do damasco seco, experimente servir estes chips de maçã. Além de saudáveis, eles trazem um sabor diferente que vai surpreender os presentes.

Agora é só escolher o menu e convidar os amigos e a família para um encontro em casa. Opções saudáveis e deliciosas não vão faltar.

Por Marina Oliveira