Nós já conversamos sobre como conservar os alimentos por mais tempo e as melhores maneiras de organizar a despensa para evitar compras desnecessárias. Que tal aprender mais sobre como diminuir o desperdício e aproveitar o máximo de cada ingrediente? Além de ajudar no bolso, essa é uma atitude sustentável que possui impacto nos recursos naturais (como a água e o solo) e na economia do nosso País.

Segundo um estudo publicado em setembro pela ONU, o volume de alimentos desperdiçados no mundo é de 1,3 bilhão de toneladas por ano! Fazendo a nossa parte, já conseguimos diminuir essa triste estatística. Mas como começar?

Quem explica é a professora Maria Lucia Perrella Carvalho, do curso de nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul. Ela conta que partes de alimentos – que geralmente jogamos fora – possuem alto valor nutricional, e podem ser utilizadas nas refeições. Entre os exemplos, estão as folhas da cenoura e da beterraba, cascas de frutas (como laranja, goiaba, maçã e banana) e sementes de melão, jaca e abóbora.

Outra dica interessante está relacionada ao preparo dos alimentos. Ao cozinhar a vapor, você reduz a perda de nutrientes, realça a aparência dos ingredientes, economiza no gás de cozinha e ainda come uma refeição com baixas calorias, ao evitar o uso de óleos.

Você ainda consegue fazer a sua parte na hora de jogar fora os restos. “Após aproveitar o alimento da melhor forma possível, a sobra não comestível ainda pode ser encaminhada às usinas de compostagem, que transformam esses restos em adubo para hortas e jardins”, completa Maria Lucia.

Uma receita para testar em casa!

A clínica de nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul elaborou um prato com 100% de aproveitamento dos alimentos. Confira a receita:

 

Biscoitinhos de casca de goiaba

Rendimento: 24 porções (1 porção = 3 biscoitos)

 

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo (330 g)

3 colheres de sopa de margarina (75 g)

1 xícara (chá) de açúcar (138 g)

Cascas de duas goiabas (80 g)

 

Modo de preparo: Pique a casca em tirinhas e reserve. Em uma vasilha, misture a farinha, o açúcar e a margarina. Amasse até formar uma massa homogênea, e misture bem as casquinhas picadas. Molde os biscoitos em formato arredondado e leve para assar em forno médio pré-aquecido até dourar.

Quais são as suas dicas para evitar o desperdício de alimentos? Divida suas ideias com a gente nos comentários!

Por Marina Oliveira